Como conquistar clientes utilizando o Google Ads?

Estar na primeira página do Google é o sonho de toda empresa que cria conteúdos digitais. Todavia, obter esse resultado de forma orgânica precisa de determinado tempo para que o Google indexe seu site e o considere relevante para seus usuários.

Para ter um bom resultado orgânico no Google, é necessário utilizar algumas técnicas e estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para que o Google entenda que seu site e os conteúdos disponibilizados pela sua empresa são de real importância e atenda as soluções buscadas por cada utilizador do maior motor de busca presente na internet.

Entretanto, não são todos os negócios que estão com disponibilidade para esperar que seu site e seus conteúdos tenham um posicionamento orgânico tão bom para que, finalmente, ele apareça na primeira página do Google.

Dessa forma, surge a presença de uma ferramenta que leva as empresas às primeiras posições da primeira página de busca do Google, o Google Ads.

Para descobrir o quanto essa ferramenta pode beneficiar as empresas e ser uma baita estratégia de Inbound Marketing para todos os negócios, continue por aqui. Nos próximos tópicos, você conhecerá mais a fundo o que é o Google AdWords e como essa ferramenta auxilia na captação de clientes.

O que é o Google AdWords?

Lançado no ano 2000, o Google AdWords ou Google Ads é uma ferramenta de links patrocinados disponibilizada para que as empresas possam anunciar seus produtos e seus serviços no Google, se beneficiando do grande alcance que esse motor de busca possui.

Os anúncios, chamados tecnicamente de PPC (Pay Per Click), aparecem na primeira página do Google e, no momento que o usuário pesquisa por uma solução ou produto, eles são apresentados logo nas primeiras posições.

Isso facilita para que as empresas alcancem uma quantidade maior de consumidores, aumentando seu alcance e, consequentemente, possuem mais chances de levar os potenciais clientes para a última etapa do funil de vendas.

Como funciona o Google Ads?

Imagem-retirada-do-google-contendo-resultados-para-a-pesquisa-cursos-de-empreendedorismo

Na imagem acima, o termo de pesquisa utilizado foi “Curso de empreendedorismo” e, logo nas primeiras posições, foram mostrados alguns links patrocinados de empresas que oferecem cursos de empreendedorismo.

Essas empresas, no momento de estruturarem suas campanhas, definiram um orçamento diário para que o Google pudesse se basear. Logo, aparece na primeira posição a empresa que oferece o melhor lance.

Entretanto, o Google também analisa a relevância do site. Caso uma empresa ofereça o maior lance, mas o Google não considere que sua página e seus conteúdos estão bem estruturados, o negócio que ofereceu o segundo melhor lance e está com seus conteúdos estruturalmente melhores, ganha a primeira posição.

Além do lance e do grau de relevância do site, uma outra questão entra em pauta quando falamos sobre os anúncios utilizando o Google AdWords, o uso das palavras-chave.

Palavras-chave: a alma da campanha

Como você pode notar na imagem utilizada no tópico acima, foram escolhidas palavras-chave que remetem ao termo de pesquisa “Curso de Empreendedorismo”.

Entre as palavras-chave utilizadas, temos: formação empreendedora, curso de empreendedorismo e cursos para empreendedores. O uso dessas palavras-chave é importante para que o Google tenha um direcionamento dos usuários que ele pode indicar seu anúncio.

Logo, existem 4 tipos de palavras-chave. São elas:

  • Correspondência Ampla: nesse caso, as palavras-chave são colocadas sem nenhum sinal de pontuação e dão ao Google a possibilidade de atingir uma quantidade maior de pessoas.
    Digamos que no momento de estruturar sua campanha você utilize a palavra-chave curso de empreendedorismo em correspondência ampla.
    O Google considerará para as buscas relacionadas à sua campanha diferentes tipos de variações relevantes para sua empresa, mesmo aquelas contendo erros ortográficos e sinônimos.
    Por exemplo:
    Se você utilizar a palavra-chave curso de empreendedorismo, os usuários que buscarem no Google por termos como aula de empreendedorismo e orientação para empreender, seu curso será apresentado.

Caso você queira atingir um público diverso, a correspondência ampla pode ser positiva. Todavia, caso queira atingir um público mais segmentado, ela não é a mais indicada.


Você é cobrado por cada clique na sua campanha e, algumas pessoas que possuem poucas chances de adquirir o seu curso, vão clicar no seu link, gastar parte do seu orçamento diário e, possivelmente, não comprarão seu curso.

  • Correspondência de Frase: as palavras-chave são colocadas entre aspas.
    Se você utilizar o termo “curso de empreendedorismo”, somente os usuários que procurem por curso de empreendedorismo ou por palavras-chave que possuem pouca variação, como: curso de empreendedorismo para iniciantes e curso de empreendedorismo feminino serão direcionados para seu anúncio.

Dessa forma, o público alcançado pelo Google na correspondência de frase é mais segmentado.

  • Correspondência Exata: as palavras-chave são usadas entre colchetes.
    O Google mostrará seus anúncios somente para pessoas que procurarem por curso de empreendedorismo ou variações, a exemplo de formação empreendedora e cursos para empreendedores. Deixando seu público mais segmentado.
  • Palavra-chave negativa: nesse caso, você deve fugir desse tipo de palavra-chave, pois são termos bem específicos procurados pelos usuários.
    Utilizando os exemplos dados anteriormente, no caso da palavra-chave negativa, as pessoas já procuram no Google por cursos de empreendedorismo de uma empresa em específico. Logo, caso você use essa palavra-chave, atingirá pessoas que não estão em busca da solução proposta pela sua empresa.

Logo, como você pôde perceber, as palavras-chave são a alma da sua campanha. Caso você utilize as palavras-chave erradas ou atinja um público que não está a procura da sua solução, literalmente, seu dinheiro estará indo para o ralo.

Contudo, não se desespere com isso. Caso algo desse tipo ocorra com você, o Google mostrará as palavras-chave que não estão tendo um bom rendimento e você poderá trocá-las para começar a fazer a sua campanha trabalhar ao seu favor.

mulher-pesquisando-através-do-google

Qual profissional posso contratar para fazer anúncios no Google AdWords?

Você possui três opções: contratar um profissional CLT para ingressar na sua equipe de marketing e trabalhar integralmente para sua empresa ou contratar profissionais freelancers e agências de marketing que já possuem um time de marketing estruturado para atender a sua empresa.

Todavia, você pode estar se perguntando, quais profissionais são esses? São os gestores de tráfego.

Esses profissionais são responsáveis por impulsionar anúncios no Google Ads, no Facebook Ads e em outras plataformas. Buscando atingir potenciais clientes para seu negócio e chegar ao objetivo traçado pela sua campanha, seja a compra de um produto ou a assinatura de uma newsletter.

Dessa forma, caso você esteja querendo estruturar uma equipe de marketing para seu negócio ou contratar uma agência especializada, a Onfiak pode te ajudar.

A Onfiak é uma agência de marketing digital e está disponibilizando um diagnóstico de marketing totalmente gratuito para ajudar micro e pequenas empresas (MPEs) a se posicionarem no digital.

Para solicitar seu diagnóstico de marketing, clique aqui. No mais, siga nossas redes sociais e acompanhe todos os conteúdos que postamos por aqui, temos certeza que eles serão essenciais para melhorar seu posicionamento no meio digital.

Leia também...

Agência de Marketing: por que contratar uma para a sua empresa?

Agência de Marketing: por que contratar uma para a sua empresa? Com o avanço do uso das mídias sociais pelas...

O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa?

O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa? No mercado competitivo, há alguns anos,...

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos Conteúdo informativo, engraçado, motivacional… São diversas as formas que cada...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.