Como Montar Uma Equipe De Marketing Digital Na Sua Empresa

Há algumas décadas, pensar em contratar uma pessoa era sinônimo de habilidades técnicas. O currículo profissional do candidato era o ponto principal, pois nele era demonstrado toda a trajetória profissional e experiências da pessoa que almejava a ocupação do cargo.

Todavia, o século XXI veio trazendo mudanças. A experiência prática do candidato continua sendo importante, mas não é considerada o “divisor de águas”. Em meio a um mercado extremamente oscilante, as empresas estão prezando por profissionais que unem as suas experiências às suas habilidades soft skills.

Você sabe o que são as habilidades soft skills? Se você não sabe, não se preocupe, pois, vou te explicar.

As habilidades soft skills são as aptidões pessoais de cada pessoa que fogem totalmente do conteúdo técnico.

Nessas habilidades, é verificado se o profissional possui uma boa inteligência emocional para lidar com mudanças ou para mediar possíveis conflitos.

É verificado como o candidato trabalha em equipe e a forma como ele gerencia suas próprias emoções. A empresa, ao avaliar essas competências, possui maior controle da personalidade de cada profissional que está entrando para compor seu
quadro de pessoal.

Dessa forma, é muito importante que você se atente, no momento de montar a equipe de marketing para sua empresa, primeiramente, ao processo de seleção de candidatos.

Geralmente, essa etapa é negligenciada pelos recrutadores e acabam entrando nas empresas colaboradores que fogem totalmente dos valores e das habilidades soft skills prezadas por esses negócios.

Logo, se você deseja entender quais são os principais requisitos para montar uma equipe de marketing brilhante para o seu negócio, este post é para você. Por isso, continue por aqui e se prepare para aprender a selecionar os melhores profissionais
de marketing.

A importância do marketing para as micro e pequenas empresas

Ao contrário das grandes empresas que, na maioria dos casos, já possuem uma equipe de marketing bem estruturada, as micro e pequenas empresas (MPEs) ainda sofrem para conseguir montar uma equipe de marketing competente e sólida.

Falando de uma maneira bem resumida, o papel do marketing em uma empresa é aguçar o desejo dos clientes e satisfazê-los. Para isso, ele precisa se blindar com as estratégias certas que melhoram o posicionamento da empresa dentro do mercado.

Segundo o SEBRAE, as MPEs são responsáveis por cerca de 53,4% do PIB no setor de comércios. Proporcionando uma melhora na economia do país e a abertura de novas vagas de emprego.

Para que essas empresas possam se estabelecer no mercado, é necessário que elas estejam bem organizadas em todos os seus níveis, desde a gestão de pessoas até a equipe de marketing.

Dentro do time de marketing, é importante que tenham bons profissionais com qualificações práticas e emocionais para atuar em diferentes cargos. Se preocupando com a atração de clientes (Inbound e Outbound Marketing), com o marketing de conteúdo e, não menos importante, com o marketing digital.

O marketing digital é um dos meios que gera menores custos em uma empresa para sua implementação e, quando bem trabalhado, pode trazer grandes e bons resultados.

Entretanto, imagino que você deve estar se perguntando: quais são os cargos principais para estruturar uma equipe de marketing?

Calma! Vamos falar sobre isso agora.

como-montar-uma-equipe-de-marketing

Principais cargos para organizar uma equipe de marketing

Para montar a equipe de marketing da sua empresa, precisa ser levado em consideração alguns fatores, como:

  • Tamanho da empresa;
  • Quais são as principais demandas do seu negócio;
  • O tipo de contratação.

Esses critérios farão a diferença quando você começar a planejar o seu time de marketing, pois saberá onde procurar e, principalmente, o perfil de profissional que deseja.

Dessa forma, separei alguns cargos necessários em uma equipe de marketing e vou compartilhar com você.

CMO ou Diretor de Marketing

Geralmente, esse profissional integra o quadro de pessoal de empresas de grande porte. Ele é responsável por desenvolver, junto aos demais integrantes da equipe, as principais estratégias de marketing a serem traçadas pela empresa.

Analista de Marketing

Essa vaga também pode ser ocupada por gestores de tráfego. O analista de marketing analisará as métricas de desempenho das campanhas, realizando pesquisas de mercado e observando o comportamento do cliente diante de cada estratégia utilizada na empresa.

Coordenador de Marketing

Auxilia todo o time de marketing para que as estratégias propostas sejam colocadas em prática e deem bons resultados.

Web Designer

Esse profissional é responsável por ajudar a equipe de marketing na parte criativa das campanhas e auxilia para que a identidade visual da empresa esteja sempre condizente e com um bom design responsivo.

Redator

Essa vaga também pode ser ocupada por copywriters. O redator ou copywriter será responsável por desenvolver uma escrita persuasiva em diversos canais, como: e-mail marketing, página de vendas, artigos de blogs e postagens em redes sociais.

Assistente de Marketing Digital

Cuida de todas as redes sociais da empresa e busca fazer com que elas gerem boas conversões. Além disso, ele pode auxiliar no acompanhamento das métricas nas campanhas que utilizam as plataformas do Google Ads e do Facebook Ads para
prospectar clientes.

Analista de SEO

Ajuda para que os conteúdos postados em sites tenham um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Fazendo com que o site esteja realmente otimizado para que a empresa tenha um bom desempenho orgânico nos motores de busca, como:
Google, Yahoo e Bing.

A dica de ouro para ter uma super equipe de marketing​

A dica de ouro para ter uma super equipe de marketing

Diversos critérios podem influenciar no sucesso ou fracasso da sua equipe de marketing. Desde o processo de recrutamento e seleção até a execução de feedbacks e treinamentos após a contratação podem acarretar nos resultados da formação do seu time.

Logo, você precisa ter muito bem estabelecido quais são os profissionais necessários para atender as demandas da empresa, o tipo de contratação que faz mais sentido para o momento do seu negócio (CLT ou Freelancer) e o acompanhamento constante da equipe para observar se ela está gerando o resultado esperado.

Para ajudar você no momento da estruturação da equipe de marketing do seu negócio, a Onfiak está disponibilizando um diagnóstico de marketing gratuito, que auxiliará você nessa e em outras demandas.

A Onfiak é uma agência de marketing que atua há mais de 10 anos no mercado, auxiliando para que as empresas tenham um excelente posicionamento frente aos seus clientes.

Dessa forma, nós podemos te ajudar a selecionar os melhores profissionais de marketing para a sua empresa, por meio de um diagnóstico de marketing 100% gratuito.

Caso você queira saber mais detalhes, clique aqui e entre em contato conosco ou solicite o seu diagnóstico de marketing. Além disso, siga nossas redes sociais para acompanhar todos os conteúdos que postamos por aqui.

Leia também...

Agência de Marketing: por que contratar uma para a sua empresa?

Agência de Marketing: por que contratar uma para a sua empresa? Com o avanço do uso das mídias sociais pelas...

O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa?

O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa? No mercado competitivo, há alguns anos,...

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos Conteúdo informativo, engraçado, motivacional… São diversas as formas que cada...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.