Facebook Ads
Utilizar as redes sociais como uma estratégia de marketing orgânico se tornou uma ação indispensável para qualquer empresa. No entanto, apesar do trabalho orgânico dentro das redes sociais ser fundamental, ele leva tempo para proporcionar os primeiros resultados.
Dessa forma, as redes sociais criaram uma oportunidade para que as empresas pudessem divulgar seus produtos e sua marca aos seus usuários ativos. Por isso, mais adiante, vamos apresentar a você uma dessas plataformas, o Facebook Ads.
O que é o Facebook Ads?
O Facebook Ads é um meio que permite às empresas realizarem publicidade online dentro da maior rede social do mundo, o Facebook.
Segundo uma pesquisa realizada pela “We are social”, o brasileiro fica cerca de 3h42min conectado diariamente às redes sociais. Logo, neste tempo em que uma pessoa fica “rolando o feed” de suas redes sociais, ela pode desenvolver várias ações, inclusive comprar um produto.
Com as funcionalidades oferecidas por essas plataformas, as empresas conseguem divulgar links direcionando os usuários para páginas de venda, páginas de captura, formulários ou qualquer outro caminho que não quebre as regras do Facebook, tudo com o intuito de se fazer cumprir o objetivo principal das empresas ao divulgarem uma campanha.
Para você entender como isso funciona na prática, vamos para o próximo tópico.
Como o Facebook Ads funciona?
Por meio desse recurso, as empresas, com o auxílio de uma agência de marketing ou um profissional freelancer especializado em gestão de tráfego, podem divulgar seus produtos ou até mesmo captar potenciais compradores, levando essas pessoas a conhecerem suas marcas.
Dentro do Facebook Ads, é possível estruturar anúncios e segmentá-los de acordo com o objetivo de cada empresa.
Digamos que você deseja captar novos leads – potenciais clientes – para a sua marca. Dessa forma, o seu anúncio pode ser estruturado com o objetivo de leads. Em complemento, caso deseje levar as pessoas direto para a página de vendas, a campanha precisa ter o objetivo de venda.
Além desses objetivos, existem outros, como: interação, divulgação e tráfego. Assim, os algoritmos do Facebook entenderão qual é o objetivo que sua empresa deseja atingir com determinado anúncio.
Outro ponto interessante do Facebook Ads é a possibilidade de segmentar a campanha de acordo com o público, idade, sexo, idiomas, entre outros. Todas as configurações das campanhas são realizadas dentro do Gestor de Anúncios do Facebook.
Para uma agência que já está habituada a realizar essas ações de maneira constante para seus clientes, ao abrir o gerenciador de anúncios, não existem muitas surpresas. No entanto, para um leigo, realizar os primeiros anúncios dentro da plataforma pode gerar uma certa dor de cabeça.
Em complemento, nem sempre os gestores ou outros profissionais ligados ao marketing, possuem tempo para se dedicar à estruturação de anúncios, já que “abrir o gerenciador de anúncios” é apenas um dos variados passos necessários para conseguir gerar uma boa conversão com cada campanha.
Os anúncios precisam de um bom criativo (copy + imagem e/ou vídeo), de uma estruturação correta – respeitando objetivos e perfil do público consumidor – e, ao serem publicados, se faz necessário acompanhá-los de forma constante, com o intuito de analisar métricas, como: CPC (Custo Por Clique), números de cliques, além de outros resultados.
É possível realizar certas alterações nos anúncios, mas isso não pode ser feito de maneira constante, pois pode atrapalhar o desempenho dessas campanhas.
Outra coisa que influencia diretamente nos resultados das campanhas é o orçamento. No Facebook Ads, é possível começar a anunciar pagando R$6,00 por dia. O valor a ser gasto interfere na entrega da plataforma, que funciona como um leilão, onde quem faz o maior lance possui mais entregas.
No entanto, isso não garante que, investindo um alto valor, você terá boas conversões. Pois, mesmo investindo um valor considerável, se seu anúncio não tiver com o “básico bem feito”, todo seu dinheiro vai para o ralo.
Qual a diferença entre Facebook Ads e Meta Ads?
Na verdade, estamos falando sobre uma mesma coisa. Em 2021, por uma decisão interna, o Facebook resolveu realizar um rebranding da sua marca e mudou seu nome para “Meta”.
Essa mudança, teve o intuito de fazer com que a empresa fosse vista pelas pessoas não apenas como uma rede social, já que o nome “Facebook” nos remete diretamente à isso.
Então, quando você escutar esses dois termos, saiba que estão falando de um mesmo meio oferecido pela Meta para que as empresas que usufruem de sua rede social – o Facebook – possam realizar campanhas tendo diferentes objetivos estratégicos por trás.
Conclusão
Agora que você já entendeu como o Facebook Ads pode ajudar a sua empresa a ter bons resultados no digital.
Estamos oferecendo a você um diagnóstico de marketing totalmente gratuito, onde analisaremos a sua empresa e mostraremos em quais pontos são necessários você ter uma atenção especial, se tratando da presença da sua marca no meio digital.
Preencha o formulário abaixo e solicite o seu!