Google Meu Negócio: ferramenta infalível para posicionar a sua empresa no digital

A Google é uma empresa vinculada à holding Alphabet e foi fundada no ano de 1998 por Larry Page e Sergey Brin. A Alphabet está entre as empresas mais valiosas do mundo e já ultrapassou US$ 1 trilhão em valor de mercado.

Sim, o maior motor de busca presente na internet recebe o nome da empresa que o criou.

Apesar de ser confundido diversas vezes a apenas um motor de busca, o Google oferece outras inúmeras ferramentas para seus usuários, tudo para fazer com que a experiência de cada pessoa seja a melhor possível.

Entre as várias ferramentas oferecidas pelo Google, temos:

  • Google Analytics;
  • Google Search Console;
  • Google Trends;
  • Google Adwords;
  • Google My Business;
  • Google Drive;
  • Google Maps;
  • Google Docs…

Variando entre ferramentas pagas e gratuitas, a Google possui um portfólio bastante favorável que atende desde as pessoas físicas até as jurídicas.

O Google Docs, por exemplo, pode ser utilizado tanto por universitários para a realização de trabalhos acadêmicos quanto por gestores de empresas que desejam realizar um relatório referente a um projeto importante.

Todavia, neste post, não vamos falar sobre o Google Docs. Apesar de ser bastante útil para as empresas, existe um outro serviço gratuito oferecido pela Google que pode beneficiar consideravelmente as empresas que querem se posicionar no digital, o Google My Business.

como-montar-uma-equipe-de-marketing

O que é o Google My Business?

Traduzindo para o português, o Google Meu Negócio (GMN) é uma ferramenta criada pela Google e, ao contrário do que você imagina, sofreu algumas mudanças até possuir todas as funcionalidades que conhecemos atualmente.

O primeiro protótipo do GMN foi criado em 2004 e se chamava Google Local. Era um dispositivo de busca idealizado apenas para empresas e podia ser comparado às famosas listas telefônicas amarelas.

A partir de 2004, o Google Local foi se reformulando e ganhou outros nomes e outras funcionalidades, a exemplo do Google Place Pages, que substituiu o Google Local em 2009 e já trazia funções para que as empresas deixassem o máximo de informações possíveis aos seus consumidores.

Em junho de 2014, o Google My Business veio ao mercado, agrupando em somente uma ferramenta todas as aplicabilidades existentes nos serviços que o antecedeu.

Dessa forma, o GMN é uma ferramenta gratuita e pode ser utilizada por empresas de todos os portes que desejam ser encontradas na internet.

No Google Meu Negócio, as empresas possuem a opção de deixarem diversos tipos de informações, como:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Descrição sobre os serviços ofertados;
  • Fotos;
  • Mapa interativo.

Além dessas informações, os consumidores também conseguem ver as avaliações deixadas por outros clientes e os comentários acerca da empresa…

Todavia, você pode estar se perguntando: o que essa ferramenta oferece de positivo para as empresas que faz com que seja vantajoso para elas criarem um perfil na plataforma?

Para responder essa pergunta, vou mostrar alguns benefícios que o Google Meu Negócio proporciona às empresas.

Benefícios do Google My Business para as empresas

O Google Meu Negócio oferece diversas opções para as empresas para que elas possam disponibilizar aos seus consumidores informações relevantes, como foi explicado no tópico anterior.

Logo, essa ferramenta apresenta algumas vantagens para os negócios e é sobre elas que vamos falar agora.

Facilita para que seu negócio seja encontrado na internet

google-meu-negocio-onfiak

Esse é um dos principais benefícios do Google Meu Negócio. Quando você cria um perfil na plataforma, as chances de uma pessoa encontrar o seu negócio na internet é muito maior.

Imagine que você seja dono de uma agência de marketing digital com sede no Rio de Janeiro. Quando uma pessoa pesquisa por uma agência de marketing digital na cidade maravilhosa, o Google pode apresentar a sua empresa.

A partir disso, o potencial cliente poderá ver fotos da sua empresa, o meio de contato, o horário de funcionamento e encontrar um mapa interativo, caso ele queira ir pessoalmente ao estabelecimento do seu negócio.

Além disso, caso você seja dono de um restaurante ou mercearia e tenha um perfil no GMN, uma pessoa pode pesquisar por um local para almoçar ou para comprar determinados alimentos e sua empresa será indicada pelo Google, por estar mais próxima dessa pessoa.

Essa ferramenta consegue ofertar ao consumidor locais do seu interesse, verificando a localização do possível cliente e o endereço da sua empresa. Logo, o Google My Business é uma ótima opção para negócios locais que desejam expandir sua gama de clientes nas proximidades da região em que está localizado.

Transmite mais confiabilidade ao consumidor

Segundo o Google, negócios que possuem um perfil no GMN e o mantém atualizado têm o dobro de chance de serem considerados confiáveis pelos consumidores.

Ao pesquisar por uma empresa no Google e ver suas informações no Google Meu Negócio, você consegue obter mais detalhes sobre ela e aumentar a sua confiança, pois verá que essa empresa realmente está presente no mercado.

Parece uma coisa muito simples, mas não é! Com a quantidade de golpes existentes no ambiente virtual, perceber que uma empresa é realmente comprometida e que ela possui suas operações em funcionamento, garante um grau de confiança para que relacionamentos futuros sejam estreitados.

Aumenta a autoridade da empresa

Ao ser encontrado na internet e disponibilizar informações importantes acerca da sua empresa, gerando um nível de confiança no consumidor, isso fará com que seu negócio passe autoridade para as pessoas.

A autoridade é um gatilho mental poderosíssimo, pois proporciona para que as pessoas passem a confiar no que você diz e faz com que elas lembrem do seu trabalho ao precisarem de um serviço ligado à área de atuação do seu negócio.

Qualquer empresa pode ter um perfil no Google Meu Negócio?

Se você possui um negócio local, uma fábrica, uma franquia ou trabalha no sistema híbrido, considere criar um perfil no Google My Business.

Como você pôde perceber, essa ferramenta traz grandes benefícios para empresas de todos os portes. Um negócio local pode ser indicado a um consumidor que está no mesmo bairro que esse negócio está situado.

Uma empresa de grande porte pode ajudar para que pessoas do mundo inteiro colham informações básicas e relevantes sobre ela. Ou seja, para manter um posicionamento no digital, a criação de um perfil nessa plataforma é uma bela opção.

Para ajudar você a aumentar seu posicionamento no digital, a Onfiak está disponibilizando um diagnóstico de marketing 100% gratuito. Não perca essa oportunidade! Acesse o site da empresa clicando aqui e comece a aumentar seu posicionamento no ambiente digital.

Leia também...

Agência de Marketing: por que contratar uma para a sua empresa?

Agência de Marketing: por que contratar uma para a sua empresa? Com o avanço do uso das mídias sociais pelas...

O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa?

O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa? No mercado competitivo, há alguns anos,...

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos Conteúdo informativo, engraçado, motivacional… São diversas as formas que cada...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.