O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa?

No mercado competitivo, há alguns anos, a disputa entre as empresas se baseava no preço. Ganhava quem oferecia os melhores preços aos consumidores.

Atualmente, esse ponto continua sendo um critério a ser considerado pelos consumidores, mas não é o mais importante, pois a disputa gira em torno de algo muito maior do que o preço, a atenção do consumidor.

Quando falamos sobre quem melhor consegue reter a atenção de um potencial cliente, o critério do preço fica em segundo plano. Tendo em vista que, quando um potencial cliente considera que determinada empresa pode atender as soluções buscadas por ele, o preço baixo é vencido pelo bom atendimento.

Segundo uma pesquisa realizada pela Officina Sophia Retail, 86% dos consumidores entrevistados consideram mais importante a experiência que possuem em suas jornadas de compra em uma empresa.

Logo, o quanto a sua empresa se mostra atenciosa para definir estratégias de atração e retenção dos clientes conta mais do que o preço cobrado por cada produto ou serviço ofertado.

Ao falarmos sobre atração de clientes, um assunto entra em pauta, o Inbound Marketing.

Dessa forma, preparamos este post para ajudar você a entender o que é o inbound marketing, o quanto o marketing de atração pode ajudar a sua empresa na captação e retenção de clientes e como o bom atendimento pode fazer a diferença para a fidelização dos clientes após passarem pelo processo de atração.

O que é Inbound Marketing?

Marketing de Atração ou Inbound Marketing é um campo do marketing que busca atrair os clientes de forma orgânica, fazendo com que as pessoas se conectem com uma empresa através do conteúdo de valor que ela disponibiliza.

Como você pode perceber, o inbound marketing trabalha em conjunto com o marketing de conteúdo, pois as estratégias traçadas no marketing de atração são levadas para a prática por meio da produção de conteúdo.

Uma empresa, ao se apoiar em diferentes mídias sociais, ela pode desenvolver conteúdos em blogs, redes sociais e e-mail, com o intuito de transformar um usuário em lead e um lead em cliente.

Esses conteúdos precisam ser estrategicamente pensados para que eles caminhem em conjunto com os objetivos organizacionais.

Quando você decide desenvolver um blog, está propenso a atrair clientes através dos mecanismos de busca. Em complemento, quando você decide criar conteúdos em uma rede social, está disposto a captar usuários que também utilizam de tal mídia social e se interessam pelos conteúdos que sua empresa disponibiliza.

Seja em um blog ou em uma rede social, a produção de conteúdo com o objetivo de atrair potenciais clientes também influencia para que a sua empresa, ao longo do tempo, se torne uma autoridade em seu segmento e faz com que as pessoas confiem no seu trabalho.

Como o marketing de atração influencia na captação de clientes?

Dentro do marketing de atração, uma coisa é estritamente necessária, entender as necessidades dos usuários.

No inbound marketing a sua empresa pode alcançar um grande número de clientes seguindo diferentes abordagens. Eu sei, isso pode ter ficado meio confuso, mas vou te explicar.

Ao postar um conteúdo intencional nas suas mídias sociais, note que todo conteúdo que você decidir entregar ao usuário precisa ter uma intenção por trás, ele pode viralizar apoiado em uma indicação ou por chamar muito a atenção dos usuários.

Além disso, o seu conteúdo também pode ser postado com o intuito de gerar clientes através dos mecanismos de busca, apoiado nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) ou nos anúncios online.

Portanto, a sua empresa pode atrair clientes de diferentes formas e se apoiando em muitas estratégias. Todavia, deve-se ter todo um cuidado ao definir tais estratégias para que elas atinjam o público certo e para que sua mensagem seja interpretada corretamente.

Existem casos de empresas que se apoiaram em estratégias baseadas em polêmicas. Algumas souberam desenvolver um storytelling que prendesse a atenção do consumidor, mas outras atingiram um público fora de contexto.

Outro ponto a se destacar neste tópico, é o quanto as pessoas se tornaram “dependentes” das opiniões de outros indivíduos para decidirem comprar ou não um produto.

Dessa forma, durante o processo de decisão de compra, o consumidor tende a pesquisar nos mecanismos de busca e nas redes sociais, para observar como foi a experiência de outras pessoas que também se interessaram e, mais do que isso, adquiriram o produto ou serviço.

Ao ter essa atitude, a sua empresa tem a chance de atrair um potencial cliente enquanto ele está em seu processo de compra, a partir das provas sociais encontradas por esse usuário e do quanto sua empresa se mostra relevante para ele.

O-que-é-inbound-marketing-e-como-essa-estratégia-pode-ajudar-a-sua-empresa (1)

Como o atendimento humanizado pode impactar o marketing de atração?

Se engana quem pensa que o ambiente online pode afetar a relação entre uma empresa e seus potenciais clientes. As empresas, ao partirem para o digital, têm a chance de atingirem uma quantidade maior de pessoas e, também, descobrir quais são os desejos dos seus potenciais compradores.

Através de ferramentas, a exemplo do Google Trends, as empresas possuem a oportunidade de entender quais são as principais dúvidas do seu público-alvo. Além disso, por meio das redes sociais, como o Instagram, esses negócios podem interagir com seus clientes através das ferramentas disponibilizadas nessas mídias sociais.

Ao utilizar os stories do Instagram, uma empresa pode descobrir quais são os gostos e as necessidades que mais afetam o dia a dia dos seus clientes, podendo desenvolver novos produtos ou melhorar aqueles que já existem.

Logo, o atendimento humanizado impacta diretamente sobre o marketing de atração, pois o usuário passa por todo processo de compra e, ao se deparar com um site otimizado, um conteúdo de valor e receber todo o cuidado necessário ao decidir adquirir um produto, a possibilidade de fidelização desse cliente é muito maior.

Como foi relatado no início do post, o usuário está prezando mais pela EXPERIÊNCIA do que por outras questões, a exemplo do preço baixo e de outros benefícios seguindo essa mesma linha.

Após todo esse conteúdo, pergunto a você: a sua empresa está desenvolvendo boas estratégias que viabilizam o marketing de atração? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, a Onfiak pode te auxiliar.

A Onfiak é uma agência de marketing digital que atua há mais de 10 anos no mercado e se utiliza da tecnologia e do marketing digital para ajudar micro e pequenas empresas a se posicionarem na interne

Dessa forma, você tem a oportunidade de ganhar um diagnóstico de marketing da sua empresa, para descobrir os seus pontos fortes e aqueles que necessitam de mais atenção. Para solicitar o seu diagnóstico de marketing 100% gratuito é só clicar aqui.

Ademais, siga nossas redes sociais para ficar antenado em todos os conteúdos que postamos, pois, temos certeza que eles, se levados para a prática, podem mudar os rumos do seu negócio.

Leia também...

Agência de Marketing: por que contratar uma para a sua empresa?

Agência de Marketing: por que contratar uma para a sua empresa? Com o avanço do uso das mídias sociais pelas...

O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa?

O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa? No mercado competitivo, há alguns anos,...

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos Conteúdo informativo, engraçado, motivacional… São diversas as formas que cada...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.