Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos

Conteúdo informativo, engraçado, motivacional… São diversas as formas que cada empresa procura se comunicar com seu cliente, com o intuito de gerar conexão ou fazê-lo executar uma ação.

Segundo dados da WeAreSocial, o Brasil é o 3° país, em nível global, com indivíduos que mais passam tempo nas redes sociais. Só por esse dado, você consegue perceber o quanto as pessoas estão aderindo ao uso das redes sociais e estão mais conectadas à internet.

Ao utilizar uma rede social, todo usuário está propenso a executar algum tipo de ação, seja curtir, salvar ou comentar uma publicação; começar a seguir uma pessoa/empresa e, também, comprar um produto.

Não é à toa que as redes sociais estão se adaptando para atender todos os públicos, desde as pessoas que só entram para se distrair até as empresas que utilizam as redes sociais com o intuito de captar novos clientes de forma orgânica ou paga.

Para conseguir chamar a atenção de um usuário, existe uma atitude primordial a ser tomada por qualquer empresa ou pessoa que deseja se destacar no digital, elas precisam PRODUZIR CONTEÚDO.

Todavia, não é qualquer conteúdo! É necessário gerar engajamento e perceber em quais mídias sociais é mais conveniente e produtivo estar presente e depositar tempo para traçar estratégias.

Uma empresa possui diferentes formas para executar uma produção de conteúdo de qualidade, seja desenvolvendo um blog para que os usuários a encontre ao sanarem suas dúvidas utilizando o buscador do Google ou criando um perfil nas redes sociais para começar a distribuir conteúdos de valor para atingir seu público-alvo.

Dessa forma, neste post, você vai aprender em 5 passos como criar um conteúdo de qualidade para qualquer mídia social, traçando as estratégias condizentes com os objetivos que sua empresa deseja alcançar.

Quais são os tipos de conteúdos digitais?

Já falamos sobre isso de forma bem breve durante a introdução, mas vale ser destacado em um tópico quais são os principais tipos de conteúdos digitais que uma empresa ou pessoa que deseja se destacar na internet pode aderir.

Entre todos os modelos de conteúdos digitais, temos:

  • Criação de um blog: o blog pode ser agregado com o site da empresa. Nele, você pode compartilhar artigos referentes ao segmento que sua empresa está inserida e deixá-los otimizados de acordo com os mecanismos de busca (SEO), para que possam gerar um bom marketing orgânico para seu negócio. O blog ajuda a dar autoridade para a empresa!
  • Utilização das redes sociais: se sua empresa estiver começando, vale fazer uma breve pesquisa de quais redes sociais vale a pena começar a produzir conteúdos, pois, sem uma equipe de marketing, é muito difícil desenvolver um conteúdo de qualidade em todas as redes sociais. Por isso, vale pesquisar e depositar suas forças naquelas que melhor se encaixam com o perfil da empresa.
  • Desenvolver uma newsletter: caso você já possua uma base de leads, é interessante o desenvolvimento de uma newsletter para gerar conexão com seus clientes e ter um meio de contato além das redes sociais.

Agora que você já conhece os principais modelos para produção de conteúdo, vamos falar sobre os 5 passos para fazer um conteúdo digital de qualidade e eficiente.

post-como-criar-conteúdo-digital-em-5-passos

Os cinco passos para a criação dos conteúdos digitais

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, para criar um conteúdo digital de qualidade mais vale as ações que o criador de conteúdo desempenha antes de realmente começar a produzir o conteúdo.

Eu sei, isso pode parecer estranho. Contudo, após você avaliar quais são os principais passos para a criação de um conteúdo digital, perceberá o quanto as ações que desenvolvemos antes de produzir o conteúdo podem fazer a diferença na sua qualidade e na sua efetivação. Logo, os cinco passos para a produção de conteúdo são:

Crie sua persona e conheça seu público-alvo

Persona e Público-alvo são dois termos diferentes. Resumidamente, a persona é a criação de um perfil ideal de cliente e o público-alvo é mais abrangente.

Dessa forma, essa é a primeira etapa que você deve considerar para desenvolver um conteúdo digital de qualidade. Tendo em vista que é a partir dela que você conhecerá o perfil e as principais demandas das pessoas que sua empresa deseja atingir.

A partir disso, você poderá traçar estratégias para atingir os objetivos organizacionais e selecionar as principais objeções que seus potenciais clientes poderão ter ao estarem em contato com seu produto ou serviço.

Pesquise, pesquise muito

Antes de colocar qualquer conteúdo em contato com seu potencial cliente, pesquise muito. Pesquise informações relevantes sobre o assunto que desejará destacar no conteúdo em questão, veja quais são os assuntos mais comentados ou pesquisados dentro do seu segmento. 

No Google Trends, por exemplo, você pode encontrar o quanto cada assunto vem sendo pesquisado pelos usuários e, dessa forma, ter ideias de novos conteúdos para serem postados, buscando atingir seu potencial cliente.

Tenha objetivos claros

Ao postar qualquer conteúdo, tenha muito claro quais são os objetivos que você deseja atingir com aquela postagem. Seja gerar compartilhamentos para atingir mais pessoas que possam se interessar pelo seu produto, levar as pessoas para a segunda etapa do funil de vendas transformando-as em leads ou vender um produto.

Ter alinhado seus objetivos fará com que você desenvolva um conteúdo e faça uma Chamada Para Ação (CTA) condizente com as metas do seu negócio.

Estude sobre as mídias sociais

Vamos supor que você deseja começar a postar conteúdos em blog e escolheu o Instagram e o TikTok para desenvolver seus conteúdos. Logo, é interessante que comece a pesquisar como funcionam os algoritmos dessas redes sociais e qual deve ser a estrutura de um post blog para que ele ganhe destaque nos motores de busca.

Vale a pena você investir em cursos ou, caso não tenha condições financeiras para pagar por um curso, estude em vídeos no YouTube e em artigos que são postados por empresas especializadas no Google. Além disso, considere começar a seguir pessoas relevantes que possam te ajudar a desenvolver um conteúdo digital eficiente.

Foque na qualidade dos conteúdos

Quando muitas pessoas e/ou empresas começam a criar conteúdos digitais, elas tendem a focar na quantidade e ignoram a qualidade, o que não deveria acontecer. Por isso, foque em apresentar um conteúdo de qualidade para seu potencial cliente, pois, caso uma pessoa tenha um primeiro contato ruim com sua empresa, pode ser que ela nunca mais volte.

Espero que você, por meio desses passos, tenha conseguido entender o quanto a apresentação de um excelente conteúdo digital pode fazer a diferença para seu negócio.

Para te ajudar nessa jornada, a Onfiak é uma agência de marketing digital que atua há mais de 10 anos no mercado e está disponibilizando um diagnóstico de marketing gratuito para micro e pequenas empresas (MPEs) que desejam se posicionar no digital.

Clique aqui para ter acesso ao seu diagnóstico de marketing e siga nossas redes sociais para acompanhar todos os nossos conteúdos.

Leia também...

Agência de Marketing: por que contratar uma para a sua empresa?

Agência de Marketing: por que contratar uma para a sua empresa? Com o avanço do uso das mídias sociais pelas...

O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa?

O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa? No mercado competitivo, há alguns anos,...

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo digital em 5 passos Conteúdo informativo, engraçado, motivacional… São diversas as formas que cada...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.